Country: Angola
Closing date: 17 Nov 2017
If you are a committed, creative professional and are passionate about making a lasting difference for children, the world's leading children's rights organization would like to hear from you.
For 70 years, UNICEF has been working on the ground in 190 countries and territories to promote children's survival, protection and development. The world's largest provider of vaccines for developing countries, UNICEF supports child health and nutrition, good water and sanitation, quality basic education for all boys and girls, and the protection of children from violence, exploitation, and AIDS. UNICEF is funded entirely by the voluntary contributions of individuals, businesses, foundations and governments.
A Comunicação para o Desenvolvimento (C4D) é uma abordagem sistemática, planeada e baseada em evidências que pretende promover mudanças sociais e comportamentais positivas e mensuráveis. C4D é ao mesmo tempo uma estratégia e uma abordagem que pretende envolver comunidades, prestadores de serviços e decisores num diálogo a nível local, nacional e regional, de forma a promover, a desenvolver e a implementar políticas e programas que melhorem a qualidade de vida de todos.
As estratégias de comunicação para o aumento do conhecimento e para a mudança positiva de atitudes, comportamentos e práticas a nível individual, comunitário e social são essenciais para a diminuição do risco da incidência de doenças, morbidade, mortalidade e a subnutrição existente entre as mães, os recém-nascidos e as crianças.
O UNICEF Angola, como parceiro do Governo de Angola (GoA), reúne esforços para contribuir com o Ministério da Saúde para que o país possa superar barreiras que impedem a utilização dos serviços e a adopção de comportamentos saudáveis no contexto do relatório de progresso A Promise Renewed (Uma Promessa Renovada), do movimento lançado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas (SGNU), Every Woman Every Child (Todas as mulheres, todas as crianças), da Estratégia Global para a Saúde das Mulheres, das Crianças e dos Adolescentes e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para ajudar o desenvolvimento de uma Estratégia de Comunicação para o Desenvolvimento na área da Saúde Materna, Neonatal e Infantil, o UNICEF está selecionando uma consultoria para realizar uma revisão dos documentos disponíveis e das evidências na área de Saúde, Neonatal e Infantil e levantar informações junto ao Ministério da Saúde e a outros atores relevantes no tema, em um processo liderado pelo Ministério da Saúde Angolano, em parceria com o UNICEF.
A análise apoiará o posterior processo de construção de uma Estratégia do Governo de Angola de Comunicação para o Desenvolvimento na área de Saúde Materna, Neonatal e Infantil para o período 2018-19.
Escopo da consultoria
Objectivo da Consultoria
O objectivo desta consultoria é o de realizar um relatório baseado no levantamento de informações e análise documental sobre o tema da Saúde Materna, Neonatal e Infantil em Angola como parte de um processo de apoio à elaboração de uma Estratégia de Comunicação para o Desenvolvimento na área da Saúde Materna, Neonatal e Infantil para o período 2018-19.
A estratégia deve contribuir para aumentar o conhecimento nessas áreas e promover mudanças positivas em atitudes, práticas, normas sociais e comportamentos entre os grupos prioritários, especialmente famílias e crianças mais vulneráveis.
Tarefas e responsabilidades
Com a supervisão do Especialista de Comunicação para o Desenvolvimento do UNICEF, espera-se que a consultoria apoie o UNICEF com o desenvolvimento das seguintes actividades:
Realizar reunião com GT para:
Metodologia
Cronograma
Actividades
Resultados Esperados
Responsáveis
Período
1
Assinatura do Contracto
Contracto com plano de atividades.
UNICEF/Consultores
Início de Novembro
2
Reuniões com MINSA.
§ Formação de Grupo Técnico;
§ Organização da reunião com GT
Consultoria
Novembro
3
Preparação e organização da Reunião com Grupo Técnico (aspectos logísticos).
§ Convites aprovados e distribuídos,
§ Local, materiais, alimentação e demais aspectos logísticos providenciados.
UNICEF com orientação da consultoria
Novembro
4
Reunião com Grupo Técnico (uma manhã).
§ Consenso sobre documentos a serem revisados.
§ Relatório elaborado.
Consultoria com apoio do UNICEF/MINSA.
Novembro
5
Revisão bibliográfica.
Relatório.
Consultoria com apoio do UNICEF
Novembro, Dezembro
6
Avaliação e aprovação do relatório pelo UNICEF/MINSA
Relatório aprovado
Consultoria UNICEF/MINSA
Novembro, Dezembro
Disposições gerais
Sob a orientação geral da Especialista em C4D da UNICEF, a consultoria irá implementar actividades baseadas em um plano de trabalho.
O UNICEF será responsável por:
Competências desejadas, formação técnica e experiência
O consultoria deverá demonstrar dispor de:
Os consultores destacados para a consultoria deverão ser fluentes (escrito e falado) em português e inglês.
Questões administrativas
A Secção de Comunicação da UNICEF certificará os resultados de maneira a apoiar os pagamentos executados pela UNICEF
A consultoria contratatada concorda em preservar a confidencialidade da informação resultante deste trabalho.
Calendário dos pagamentos
O pagamento total será realizado em duas vezes: a primeira na assinatura do contrato, a segunda com a entrega final do relatório (análise documental + resultado do GT).
Além do pagamento da consultoria, o UNICEF deverá cobrir despesas de uma vinda à Luanda de até duas pessoas e até 10 dias de per diem para cada um dos consultores.
Os dias de consultoria em Angola e número de viagens (incluído detalhes de ponto de saída da viagem) devem ser apresentados na proposta.
Competencies of Successful Candidate
To view our competency framework, please click here.
Please indicate your ability, availability and daily/monthly rate to undertake the terms of reference above (including travel and daily subsistence allowance, if applicable). Applications submitted without a daily/monthly rate will not be considered.
Note: Angolan nationals will be compensated in the local currency as per UNICEF policy and procedure.
UNICEF is committed to diversity and inclusion within its workforce, and encourages qualified female and male candidates from all national, religious and ethnic backgrounds, including persons living with disabilities, to apply to become a part of our organisation.
How to apply:
UNICEF is committed to diversity and inclusion within its workforce, and encourages qualified female and male candidates from all national, religious and ethnic backgrounds, including persons living with disabilities, to apply to become a part of our organization. To apply, click on the following link http://www.unicef.org/about/employ/?job=508687